Timing é a marca que dá nome aos nossos vinhos de categoria superior - Grande Reserva DOC Douro. Mas não é apenas isso...Timing reflete toda uma história romântica.
E eis que chegou o momento de partilharmos algo um pouco mais íntimo sobre os proprietários do Casal dos Capelinhos - Quinta Nova.
Maria José Ferreira Costa e Pedro Silva, naturalmente nem sempre foram um casal, tinham a vinha e o vinho como paixão em comum mas até se encontrarem tiveram muitos desencontros...
A Maria José Costa, proprietária da Quinta Nova em Santa Marta de Penaguião que pertenceu desde sempre à sua família, formou-se em direito, mas cedo se apercebeu que o mundo da viticultura lhe estava no sangue e não hesitou em dedicar-se a essa atividade, a sua verdadeira paixão. O Pedro Silva formou-se em Eng.ª Agrícola e mais tarde em Enologia, ambos os cursos na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real – portanto geograficamente eles já estavam próximos, mesmo sem saberem.
O nome, Timing, surge porque ambos andaram sempre com as vidas muito próximas, com pontos que quase se tocaram, por exemplo, apesar de universidades diferentes (UTAD e Lusíada do Porto) na viagem de fim de curso, em 1997, as duas turmas foram juntas, mas a Maria José não pôde ir. Não era o momento para se conhecem… E acabaram por não se cruzar durante anos.
Cada um deles fez a sua vida, profissionalmente e pessoalmente, até que o destino finalmente os colocou frente a frente:
“Conhecemo-nos em 2007,na discoteca Minister, eu estava no bar e, de repente, tudo parou...apenas ela se movia em "câmara lenta" à medida que entrava...tipo filme!!!”- conta Pedro Silva.
E foi ali que tudo começou.
Mais tarde, num jantar em Mirandela (restaurante Flor de Sal), Pedro e Maria José traçaram planos - “falamos que um dia teríamos um vinho e que Timing seria o nome por acharmos ter sido este o momento certo para as nossas vidas se cruzarem. Se tivesse sido antes não teria tido o desfecho que teve."
2017 foi um ano excecional na região do Douro para a produção de vinho. Resultou em vinhos de excelente qualidade com características singulares…. Por esse motivo, no momento de engarrafar, o enólogo Pedro Silva não hesitou em batizar esse vinho com a sua história, ou melhor a história de ambos.
Timing é um vinho excecional, cujo rótulo foi pensado ao pormenor, o coração em representação do amor de ambos, repleto de mecanismos de relógios alusivos ao tempo, mais especificamente ao momento certo em que se encontraram.
Hoje na loja do Casal dos Capelinhos pode encontrar três vinhos com o Rótulo Timing – branco e tinto.
O Timing Reserva Branco 2018 é um vinho elaborado a partir de uvas de vinhas com baixa produtividade localizadas no Douro Superior, a uma altitude de 500metros, à base das castas, que, na nossa opinião, melhor se adaptam àquela sub-região e à vinificação e estágio em barricas novas de carvalho francês, Gouveio, Rabigato e Viosinho. Este vinho fez estágio de 18 meses sobre as borras finas com battonage, que conferiu a este vinho uma estrutura e concentração perfeitas.
O Timing Grande Reserva Tinto 2010 é um vinho que confirma todo o seu potencial inicial, uma cor jovem e o aroma de enorme complexidade onde sobressaem os frutos pretos e frutos azuis conjugados com as excelentes notas de especiarias, tabaco preto e notas de cedro. Deste vinho foram produzidas apenas 1500 garrafas, já restando muito poucas.
O Timing Grande Reserva Tinto 2017 é um vinho igualmente elegante e luxuoso. Com as castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional, estágio em barricas de carvalho francês, resulta num vinho com um equilíbrio sofisticado e de estrutura sedosa.
Mas Timing é muito mais que um vinho, é o destino, é uma história de amor…
Um brinde ao amor!
Do Casal dos Capelinhos para si!