O nome Ferreira Costa – Port Wine Family, simboliza o passado o presente e o futuro desta família com ligação umbilical à produção e à comercialização de Vinhos do Porto, bem como à cultura da vinha, na Região Demarcada do Douro reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.
O passado na pessoa de José Augusto Costa Júnior (3ª geração), pai de Maria José Ferreira Costa e grande impulsionador da herança de seus pais e avós (Miguel António Costa, bisavô da actual proprietária, em meados do século XIX, produzia e vendia Vinho do Porto em Cedovim, Vila Nova de Foz Côa), tornando-se o maior comerciante de vinhos do porto a granel da Região Demarcada do Douro. Produziu, transformou e comercializou milhões de pipas de vinho do Porto, multiplicando todo o legado que lhe foi transmitido. A sua visão permitiu-lhe guardar e envelhecer uma quantidade significativa de vinho do porto, parcialmente usado nos nossos tawnies.
O presente no nome de Maria Fernanda André Ferreira (mãe de Maria José) e de Maria José Ferreira Costa (4ª geração). Maria Fernanda desde cedo abraçou esta actividade com toda a paixão e força que lhe é devida e justamente reconhecida. A sua presença impulsionou a actividade vitícola, a sua visão multiplicou a área de vinha (para os actuais 160 ha) e levou-a numa constante procura pela modernização da adega e aumento da capacidade de vinificação. Hoje, graças a Maria Fernanda, transformamos cerca de 2 milhões de kgs de uvas em 1,5 milhões de litros de vinho do Porto e vinhos com denominação de origem Douro. Maria José licenciou-se em direito mas cedo percebeu que esse não era o caminho. O caminho estava em arregaçar as mangas e seguir o exemplo dos seus pais, tendo-se tornado viticultora em finais da década de 90.
O futuro no nome de Maria João Ferreira Costa e Valente Rocha (22 anos), Bernardo José Ferreira Costa e Valente Rocha (16 anos) e Carolina Ferreira Costa Oliveira da Silva (9 anos), a 5ª geração, em quem depositámos toda a confiança e a certeza de que este imenso legado está em boas mãos.